A incorporação da inteligência artificial (IA) no cotidiano das empresas e pessoas tem impulsionado a inovação no setor de serviços. O desafio atual é encontrar as melhores aplicações dessa tecnologia de forma personalizada, visando eficiência, agilidade, segurança e redução de custos. As empresas buscam gerar valor para seus clientes através da tecnologia aplicada.
A gestão de grandes volumes de dados também é um motor de inovação. Empresas líderes no ranking Valor Inovação Brasil utilizam ferramentas como big data, machine learning e web 3.0 para criar soluções que atendam a diversas realidades, desde a produção agrícola até a gig economy. Além disso, ambientes corporativos que incentivam a criatividade e a inovação são essenciais para o avanço tecnológico.
A Serasa Experian, por exemplo, conquistou o primeiro lugar no ranking pelo segundo ano consecutivo. Com o maior ecossistema de big data da América Latina, a empresa investe 5% de sua receita líquida em inovação e possui 390 colaboradores dedicados a essa área. A Serasa atua tanto para consumidores quanto para empresas, oferecendo produtos e serviços que melhoram a saúde financeira e o acesso a crédito justo.
Uma das inovações da Serasa é a possibilidade de consumidores conectarem suas contas ao ecossistema digital da empresa, permitindo uma análise de risco de crédito mais justa. Desde a implementação dessa funcionalidade, cerca de três milhões de brasileiros se beneficiaram, incluindo trabalhadores informais como motoristas de aplicativo e entregadores.
Para empresas, a Serasa oferece inteligência analítica, ajudando-as a encontrar novos clientes, gerenciar os atuais, conceder crédito com segurança e prevenir fraudes. No agronegócio, a empresa utiliza tecnologia de ponta para apoiar a análise de risco de crédito e ESG, reduzindo a assimetria de informações entre credores e produtores rurais.
Em 2023, a Serasa adquiriu a startup Agrosatélite, que utiliza dados geoespaciais e monitoramento por satélite para apoiar produtores rurais. Essa inovação já viabilizou 29 milhões de consultas, beneficiando cooperativas e acelerando a concessão de crédito rural.
A Algar Tech, focada em experiência do cliente (CX), também se destaca no setor. A empresa desenvolve soluções de IA para atendimento ao cliente, como a agente virtual Duda, que já realizou 700 mil acordos financeiros sem contato humano. A Algar Tech investe 1% de sua receita anual em inovação e possui uma equipe dedicada à pesquisa e desenvolvimento.
A Neo, outra empresa de CX, aposta em IA, web3 e cibersegurança para guiar seus esforços de inovação nos próximos anos. Essas frentes são essenciais para criar produtos e serviços que atendam de maneira assertiva e segura às demandas dos clientes.
Com essas iniciativas, as empresas do setor de serviços estão transformando a maneira como interagem com seus públicos, utilizando a tecnologia para criar valor e melhorar a eficiência operacional.